Ossos das mãos e dos pés

Criada para ajudar a decorar os ossos do metacarpo e do metatarso.

Paródia de "The Batle Hymn of the Republic" ou, como é mais conhecida no Brasil, da música "Glória, glória, Aleluia".

(Metacarpo)
Eu sei que são 8 ossos, mas antes eu não sabia
Aprendi com o professor, na aula de anatomia.

Do polegar para o mínimo, trapézio, trapezóide,
Capitato, Hamato, pisiforme na palmar,
Piramidal na dorsal, com o rádio é escafóide,
Com a ulna é o semilunar!

(Metatarso)
Eu sei que são 7 ossos
, mas antes eu não sabia
Aprendi com o professor, na aula de anatomia.

Do Hálux pro mínimo, cuneiforme medial,
Cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral,
Navicular "cerca" os três, cubóide e tálus é pra lembrar,
Calcâneo é o calcanhar!


Autor: Wésley Câmara (Brad)

7 comentários:

Anônimo disse...

poxaaa... massa sua parodia! Eu tenho q fazer uma tmb p aula de anatomia... só q tipo n tenho a minima ideia por onde começar =/ é sobre todos od ossos ( ossos do cranio, menbros inferiores e superiiores) TUDOOO.. tou achando meio impossivel fazer isso em uma unica musica! Vc tem alguma ideia?!
Agradeceria bastante!

Wésley - Brad disse...

Anônimo,
Olha, se estivesse com tempo, poderia ajudar você a escrever, mas estou em uma imensa correria. Mas algumas dicas:
- Sempre escolha uma música que te inspire a escrever. Cada um tem suas preferidas. Perceba que repito várias vezes uma mesma melodia, em várias paródias diferentes.
- Quando você tentar alguns minutos "parodiar" uma música e não sair nada, desista e escolha outra. Quando logo "de cara" sair alguma coisinha, ótimo. Insista que vai surgir algo legal.
- Se o conteúdo for pequeno, as cantigas infantis e populares podem ser uma boa idéia.
- Quanto à sua situação específica, sugiro que divida os ossos em grupos (Ex: cabeça, membros sup, membros inferiores...) e faça uma paródia pra cada um. Isso facilita, pois evita que você tenha que decorar uma música imensa, caso não consiga gravar apenas os ossos dos membros superiores, por exemplo.

Abraço
Wésley Câmara

Wésley - Brad disse...

Outra dica para o Anônimo:
- Temos mais de 200 ossos, então não acho conveniente decorar música que englobe todos. Gaste algumas horas estudando e faça paródias apenas com ossos mais difíceis de decorar.

Carolina disse...

para os ossos do tarso fizemos uma sigla ridicula, mas que todo mundo conseguia lembrar

CA-TA-NA-CU-CU

Calcâneo - Talus - Navicular - Cuneiformes - Cubóide

e para o carpo tinha uma historinha linda de um casal em lua de mel (semilunar), mas não dessa eu não lembro direito

o músculo piriforme a gente chamava de piriguete, pois dava de ladinho (rota lateralmente) e sai sempre com Safado 1 e Safado 2 (inervação S1 e S2)

tinha o músculo do chute, do beijo, da cruzada de perna do menino e da menina (sartório e grácil), da ginástica, etc...

cada coisa que a gente faz pra lembrar, depois que passam as provas é que a gente ri heheheh

adorei a tua musiquinha
um abraço

Wésley de Sousa Câmara disse...

Carolina,

Verdade viu... na hora do desespero vale tudo né? Mas a maioria dessas paródias nem usei para provas viu, foi mais pra "brincar" mesmo, ou quando alguém pedia, um pouco antes das provas. Uma vez ainda ouvi: Cara, se eu for usar essa música de anato na prova prática, acaba o tempo e eu nem chego no refrão! Hahahahaha. Pior que é... faz parte! :P

Bjs

Anônimo disse...

Oi! Estou no 1º semestre da Medicina e no maior desespero! Adorei essas dicas e músicas, se puderem mandar mais, ficarei imensamente grata!! Ri muito com o piriguete hahaha!! Obrigada gente! Bjão!
Diana

Laboratório de Anatomia - Sorocaba-SP disse...

Muito bom!
Veja os ossos do carpo:
https://www.youtube.com/watch?v=shGECUJ2WaQ

Postar um comentário